quarta-feira, 4 de abril de 2012

reportagem CDATM 2011




Fonoaudiologia é uma grande aliada no diagnóstico e tratamento da Disfunção Temporamandibular e na Dor orofacial e o CDATM tem contado com trabalho durante seus 10 anos de existência, de excelentes profissionais nesta área. 
Entre elas está Fga. Sandra R.M. Luz Gimenez, que se despede do Centro neste final de ano. Conversamos com ela sobre sua passagem no CDATM.Confira a matéria: 

FONOAUDIOLOGIA E ATM 




“Foi um grande desafio profissional trabalhar nessa área, pois além do investimento pessoal, é imprescindível estar inserido num Centro Multidisciplinar ”, disse a Fga. Sandra no relato sobre sua trajetória dentro do CDATM. 
Esteve entre os primeiros profissionais do Centro em 2000, quando este foi o campo de pesquisa para sua dissertação de mestrado em Distúrbios da Comunicação/UTPr. 
A Fga. Sandra participou da primeira equipe multidisciplinar, que atualmente é um dos diferenciais do CDATM, pois possibilita que os pacientes sejam atendidos em diversas áreas ( Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia, ect) proporcionando desta forma, melhor qualidade de vida aos indivíduos.
Na ocasião realizou estudos sobre o perfil Fonoaudiológico destes pacientes, levantando nesta população, dentre outros fatores, a ocorrência de hábitos parafuncionais orais, assim como características funcionais do Sistema Estomatognático. 
A partir destes dados, foi possível traçar metas terapêuticas antes / durante e após o atendimento odontológico. A Abordagem Fonoaudiológica inicia-se antes do atendimento odontológico, onde a proposta é a formação de grupos vivenciais de pacientes que estão em fila de espera, onde são trabalhados de forma simplificada noções da anatomia, fisiologia e fisiopatologia da ATM; identificação da presença de hábitos parafuncionais orais; proposta de modificação do comportamento oral inadequado; técnicas de relaxamento da musculatura envolvida e troca de experiências entre os participantes na busca do controle da dor. 

A abordagem Fonoaudiológica durante o tratamento odontológico é gratificante e enriquecedora, segundo a Fga. Sandra, pois o contato com o odontólogo é muito próximo o que facilita integrar os objetivos das duas especialidades. E finalmente após o tratamento odontológico, ou melhor, quando o paciente encontra-se em fase de finalização, há um seguimento longitudinal por parte do terapeuta para a manutenção das mudanças alcançadas. Muitas vezes, estes indivíduos são encaminhados para outras especialidades da Odontologia como a Ortodontia, Prótese e o paciente é orientado a retornar à Fonoaudiologia para finalizar o tratamento miofuncional orofacial. 
“ Por ser o CDATM multiprofissional, criou para mim uma oportunidade de conhecer um pouco sobre a atuação de outras especialidades, o que contribuiu muito para uma visão mais real do que acontece com aquele indivíduo." relata a profissional.
“Apesar de estar de mudança para outro Estado, continuarei auxiliando a equipe quando necessário. Sinceramente espero que novos Fonoaudiólogos se integrem à equipe consolidando cada vez mais a nossa atuação. Entretanto, é necessário deste novo integrante perseverança, muito estudo, e estar preparado para lidar com o paciente de dor crônica. Para mim, foi um caminho sem volta.” concluiu Sandra.

CURRÍCULO
DRA SANDRA ROSA MACHADO LUZ GIMENEZ – fonoaudióloga formada pela Universidade Federal de São Paulo(Escola Paulista de Medicina). Mestre em Distúrbios da Comunicação – UTP.Curso de Aperfeiçoamento em Trauma da Face – CEFAC-Sp, Especialista em Motricidade Orofacial (CFFa), Aperfeiçoamento em Fonoaudiologia Clínica – Santa Casa de Misericórdia –SP e Distúrbios da Comunicação Humana na UNIFESP. Cursa Fisioterapia na Faculdade Anhanguera/Campinas e Especialização de Dtm e Dor Orofacial na UTP.